Compliance tem origem no verbo em inglês – to comply e significa: cumprir, obedecer, estar em sintonia com as regras. Em outras palavras, quer dizer: seguir as leis, as normas e procedimentos internos e externos das organizações, além de estar de acordo com as políticas e diretrizes estabelecidas para o negócio e fazer parcerias éticas com os setores público ou privado.
Este conceito, nos últimos anos, tem feito parte das empresas e da sociedade como um todo, seguindo os passos das mais importantes economias do mundo. Que devem acatar completamente as regras impostas para determinado segmento empresarial, incluindo as esferas: fiscal, trabalhista, contábil, financeira, ambiental, jurídica, previdenciária, ética, entre outras.
Compliance é retidão de postura tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. O comportamento individual reflete no ambiente empresarial. E é o engajamento das pessoas nas práticas das empresas que vai possibilitar que as suas ferramentas e políticas funcionem.
Esse é um programa que proporciona o cumprimento de leis e regulamentos sob a perspectiva da ética. Para se consolidar no mercado a longo prazo, é importante que uma empresa alinhe a sua visão à função compliance e crie programas preventivos de monitoramento constante.
OS OBJETIVOS DA COMPLIANCE
Há diversos objetivos da função Compliance e são:
- Analisar os riscos do mercado e os operacionais;
- Controlar internamente (as normas e os procedimentos da empresa);
- Desenvolver projetos de melhoria e adequação às normas técnicas;
- Detectar e prevenir fraudes e condutas ilícitas;
- Monitorar a área de segurança da informação;
- Auxiliar no cumprimento das leis, das regras de conduta ética e das políticas internas, por todos os membros;
- Gerenciar a gestão de pessoas;
- Fiscalizar a área contábil para que esteja de acordo com as normas nacionais e internacionais;
- Estimular a conduta ética e a aderência a função compliance;
- Adequar a empresa às leis;
- Proteger a empresa em caso de falhas na função compliance;
- Ampliar o conhecimento da empresa e do seu nicho de atuação;
- Aplicar melhor os recursos da organização;
- Atrair melhores profissionais para a equipe;
- Agregar valor à marca;
- Atrair investidores domésticos e estrangeiros interessados em empresas íntegras.
APLICAÇÕES DA COMPLIANCE
Dica 1: procure elaborar um código de conduta com linguagem simples e regras práticas, objetivas e fáceis para que todos possam entender, usando uma linguagem simples e objetiva passível de entendimento por todos.
Dica 2: crie canais de comunicação com a equipe, para indicar as condutas éticas e denunciar as inadequadas.
Dica 3: mostre aos envolvidos nos processos de sua empresa que não se relaciona com atos ilícitos e imorais.
São inúmeras as vantagens oferecidas pela Compliance, veja algumas:
- Reforça a credibilidade da empresa – ao evitar ou diminuir as práticas que não fazem parte da empresa ou que não pertencem aos seus valores. Permite manter uma ótima reputação no mercado;
- Protege contra as penalidades, multas e sanções – o diferencial do programa é a educação dos colaboradores para que ajam de acordo com as legislações aplicáveis à empresa, evitando ou diminuindo as suas violações;
- Leva a se firmar no mercado – os clientes tendem a fugir de empresas envolvidas em processos e suspeitas de corrupção. O compromisso com a lei e a ética fornece uma vantagem competitiva.
Portanto, a Compliance tem a função de manter a empresa dentro dos padrões comportamentais inerentes a ela, respeitando as leis, as normas e os preceitos éticos e esses princípios devem ser assimilados por todos que se relacionam com a empresa. A compliance traz diversos benefícios para a organização.