COMPLIANCE: VOCÊ SABE COMO AGREGAR VALOR A SUA EMPRESA?

COMPLIANCE: VOCÊ SABE COMO AGREGAR VALOR A SUA EMPRESA?

Compliance tem origem no verbo em inglês – to comply e significa: cumprir, obedecer, estar em sintonia com as regras. Em outras palavras, quer dizer: seguir as leis, as normas e procedimentos internos e externos das organizações, além de estar de acordo com as políticas e diretrizes estabelecidas para o negócio e fazer parcerias éticas com os setores público ou privado.

Este conceito, nos últimos anos, tem feito parte das empresas e da sociedade como um todo, seguindo os passos das mais importantes economias do mundo. Que devem acatar completamente as regras impostas para determinado segmento empresarial, incluindo as esferas: fiscal, trabalhista, contábil, financeira, ambiental, jurídica, previdenciária, ética, entre outras. 

Compliance é retidão de postura tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. O comportamento individual reflete no ambiente empresarial. E é o engajamento das pessoas nas práticas das empresas que vai possibilitar que as suas ferramentas e políticas funcionem.

Esse é um programa que proporciona o cumprimento de leis e regulamentos sob a perspectiva da ética. Para se consolidar no mercado a longo prazo, é importante que uma empresa alinhe a sua visão à função compliance e crie programas preventivos de monitoramento constante.

OS OBJETIVOS DA COMPLIANCE

Há diversos objetivos da função Compliance e são:

  • Analisar os riscos do mercado e os operacionais;
  • Controlar internamente (as normas e os procedimentos da empresa);
  • Desenvolver projetos de melhoria e adequação às normas técnicas;
  • Detectar e prevenir fraudes e condutas ilícitas;
  • Monitorar a área de segurança da informação;
  • Auxiliar no cumprimento das leis, das regras de conduta ética e das políticas internas, por todos os membros;
  • Gerenciar a gestão de pessoas;
  • Fiscalizar a área contábil para que esteja de acordo com as normas nacionais e internacionais;
  • Estimular a conduta ética e a aderência a função compliance;
  • Adequar a empresa às leis;
  • Proteger a empresa em caso de falhas na função compliance;
  • Ampliar o conhecimento da empresa e do seu nicho de atuação;
  • Aplicar melhor os recursos da organização;
  • Atrair melhores profissionais para a equipe;
  • Agregar valor à marca;
  • Atrair investidores domésticos e estrangeiros interessados em empresas íntegras.

APLICAÇÕES DA COMPLIANCE

Dica 1: procure elaborar um código de conduta com linguagem simples e regras práticas, objetivas e fáceis para que todos possam entender, usando uma linguagem simples e objetiva passível de entendimento por todos.

Dica 2: crie canais de comunicação com a equipe, para indicar as condutas éticas e denunciar as inadequadas.

Dica 3: mostre aos envolvidos nos processos de sua empresa que não se relaciona com atos ilícitos e imorais. 

São inúmeras as vantagens oferecidas pela Compliance, veja algumas:

  1. Reforça a credibilidade da empresa – ao evitar ou diminuir as práticas que não fazem parte da empresa ou que não pertencem aos seus valores. Permite manter uma ótima reputação no mercado;

  1. Protege contra as penalidades, multas e sanções – o diferencial do programa é a educação dos colaboradores para que ajam de acordo com as legislações aplicáveis à empresa, evitando ou diminuindo as suas violações;

  1. Leva a se firmar no mercado – os clientes tendem a fugir de empresas envolvidas em processos e suspeitas de corrupção. O compromisso com a lei e a ética fornece uma vantagem competitiva.

Portanto, a Compliance tem a função de manter a empresa dentro dos padrões comportamentais inerentes a ela, respeitando as leis, as normas e os preceitos éticos e esses princípios devem ser assimilados por todos que se relacionam com a empresa. A compliance traz diversos benefícios para a organização.


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