Principais cuidados na hora de vender

Principais cuidados na hora de vender

Vender o seu produto ou serviço é um dos principais objetivos da sua empresa, não é mesmo? Seja para o consumidor final seja para outras empresas, o aumento da conversão de vendas é o que faz com que os negócios mantenham as suas portas abertas. No entanto, clientes que não cumprem com os seus compromissos prejudicam a saúde financeira da sua empresa. Afinal, você pode até comercializar o seu produto ou serviço, mas se não receber por ele, o prejuízo pode ser maior do que não ter realizado a venda, portanto é necessário cuidados na hora de vender.

Para evitar essa situação, portanto, vale a pena descobrir os principais cuidados na hora de vender para o seu cliente e garantir uma transação de sucesso. Quer saber quais são eles? Então, continue lendo este artigo e confira as dicas a seguir:

  • Utilize uma política de pagamento
  • Detecte quem são os maus pagadores 
  • Cobre dos devedores da forma adequada 
  • Contrate uma empresa especializada 

Utilize uma política de pagamento

Entre os principais cuidados na hora de vender para o seu cliente está o de fazer uso de uma política de pagamento. Assim, quando o consumidor adquire o seu produto ou serviço, ele está totalmente ciente de como deve pagar por ele.

Essa medida pode contribuir em muito com a baixa inadimplência no seu negócio. Da mesma forma, uma política de pagamento mostra profissionalismo e transparência da empresa e, por isso, pode ajudar, inclusive, a aumentar as vendas.

  Para tanto, é importante que a política de pagamento indique os métodos aceitos, como a cobrança é feita (caso a venda seja a de um serviço), quais são as penalidades em caso de atraso e o que acontece se o pagamento não for realizado.

Detecte quem são os maus pagadores 

Outra dica é identificar quem são os maus clientes, aqueles que indicam que não vão pagar pelo que compraram. Quem possui experiência no ramo de atuação pode detectá-los com facilidade, porém, mesmo seguindo todas as recomendações é possível vender para um mau pagador.

Além disso, uma forma de prevenir prejuízos é negociando do jeito certo. Ou seja, mesmo que valha a pena fazer descontos para conquistar a clientela, existe um limite e a sua empresa não pode vender por um preço muito abaixo do valor inicial.

Cobre dos devedores da forma adequada 

Já quando o cliente fica devendo, é preciso cobrar a dívida de forma adequada. Para isso, também deve haver um protocolo a ser seguido. Ele pode começar com a sua equipe entrando em contato com o devedor e combinando uma nova data de pagamento.

Nesse caso, é preciso cobrar multa e juros, conforme a sua política de pagamento. Se ele quiser negociar, você deve avaliar se vale a pena, pois essa pode ser a única forma de receber ao menos parte da dívida. 

De todo o modo, a educação é essencial e o contato deve ser o mais direto possível, como por telefone. Caso ele não pague, você deve seguir as regras da empresa, como cobrar por via judicial.

Contrate uma empresa especializada

Mais um dos principais cuidados na hora de vender para o seu cliente é ter uma sólida base de dados, a fim de ajudar a identificar os maus pagadores. Isso pode ser feito contratando empresas especializadas, que oferecem soluções antifraude, análise de crédito e dados a respeito dos consumidores.

Empresas desse segmento podem contribuir ainda na hora de fazer cobranças e mesmo buscar apoio jurídico. Com profissionais capacitados e experientes, a sua empresa consegue evitar muita dor de cabeça e perdas financeiras.

A APInformação disponibiliza essas e outras soluções para garantir o sucesso das transações do seu negócio. Para conhecer os seus serviços clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AP INFORMAÇÃO: A PLATAFORMA MAIS COMPLETA

+20 módulos de informações

Acesso individualizado
para cada usuário

Consultas 100% customizáveis.

Consulta individual, API ou lote.

9 chaves de busca.
(CPF/CNPJ, nome, etc.)

+100 robôs de captura
de dados de sites públicos.

Mercados

Assessorias de cobrança

Escritórios de advocacia

Imobiliário

Indústria

Instituições Financeiras

Varejo

Siga nas redes

Titulares de dados que queiram exercer seus direitos legalmente conferidos pela LGPD, clique aqui.