Qual a diferença entre cobrança extrajudicial e judicial?

Qual a diferença entre cobrança extrajudicial e judicial?

Nesse artigo vamos conhecer qual a diferença entre cobrança extrajudicial e judicial.

Todas as empresas que trabalham com vendas têm um grande e preocupante problema em comum: A inadimplência!

Vender e não receber pode ser uma experiência decepcionante e causar até prejuízos irreversíveis, como falência por exemplo.

A cobrança é um direito do credor, a partir do primeiro dia após a data de vencimento acordada.

Conhecer as melhores práticas para cobrar clientes ou outros devedores é fundamental para garantir um bom relacionamento, cobrar as dívidas e recuperar o valor devido, nesse aspecto, as empresas utilizam basicamente 2 métodos para realizar essa cobrança.

Cobrança extrajudicial

A cobrança extrajudicial são ações e diligências do credor na busca pela satisfação do seu crédito mediante alguns atos como por exemplo, os contatos por meio de celular, telefone, emails, whatsapp, SMS e inscrição do nome do devedor nos órgãos restritivos de crédito.

Também é comum o envio de “notificação”; um documento para confirmar informações como: o valor da dívida, as condições e o prazo para pagamento. Também é comum o protesto do título no cartório, dificultando o acesso do devedor a outras fontes de crédito.

Ressalte-se, ainda, que, no caso de cobrança extrajudicial em regime de repartição de propriedade, geralmente há melhores condições para a liquidação do valor. Um desconto grande pode ser concedido como uma oportunidade para o devedor saldar a dívida.

Cobrança judicial

Na cobrança judicial, a abordagem é outra, neste caso a empresa não oferece ao cliente devedor uma forma fácil de saldar a dívida. Em muitos casos, esta é a maneira mais difícil de recuperar os valores porque as condições fornecidas geralmente não estão de acordo com a situação real do cliente, tornando a resolução mais morosa.

Não há dúvida de que a cobrança extrajudicial é a melhor opção. Porém, em alguns casos, pode ser necessário recorrer à Justiça para realizar a recuperação de crédito. Por meio de advogados e da instauração de processo de cobrança, a empresa ou consultorias intimam o judiciário a cobrar dívidas do devedor.

A cobrança judicial é regida pelo novo Código Civil, que permite ao devedor ser notificado por carta com aviso de recebimento. Isso significa que o processo de notificação do devedor foi acelerado, uma vez que a notificação do oficial de justiça não é mais necessária. Nesse tipo de cobrança, toda a comunicação com o devedor é feita pelo tribunal, e não pelo credor, não havendo contato direto entre as partes.

Diferença entre cobrança extrajudicial e judicial

A diferença entre a cobrança extrajudicial e judicial é que uma é feita de forma autônoma pelas empresas enquanto a outra é feita na justiça. Além disso podemos considerar a questão de custos e morosidade da cobrança judicial, pois é necessário arcar com custos de processos, advogados e aguardar o tempo de resolução dos processos.

Plataforma APInformação

Agora que você conhece a diferença entre cobrança extrajudicial e judicial, o que você precisa é de uma plataforma que dê as condições necessárias para realizar as cobranças. A AP Informação é uma plataforma de big data analytics que permite, entre suas diversas funcionalidades, localizar devedores para fins de cobrança judicial e extrajudicial. Pode ser utilizada por empresas de cobrança e escritórios de advocacia, entre outros mercados. Faça um teste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AP INFORMAÇÃO: A PLATAFORMA MAIS COMPLETA

+20 módulos de informações

Acesso individualizado
para cada usuário

Consultas 100% customizáveis.

Consulta individual, API ou lote.

9 chaves de busca.
(CPF/CNPJ, nome, etc.)

+100 robôs de captura
de dados de sites públicos.

Mercados

Assessorias de cobrança

Escritórios de advocacia

Imobiliário

Indústria

Instituições Financeiras

Varejo

Siga nas redes

Titulares de dados que queiram exercer seus direitos legalmente conferidos pela LGPD, clique aqui.