A Importância de um Advogado no Compliance

A Importância de um Advogado no Compliance

Assim como a importância da boa governança corporativa para acabar com a corrupção tem aumentado a cada ano, também aumenta a demanda por especialistas no assunto. Os advogados de Compliance tem se mostrado uma profissão em constante evolução.

Os advogados de compliance são responsáveis ​​por ajudar as empresas a se adaptarem às novas leis e exigências do mercado por meio de consultoria ou como parte de seus funcionários.

Considerando as tendências que estamos vivenciando, os consumidores estão cada vez mais focados no consumo de produtos ou na contratação de serviços de empresas conceituadas e atualizadas, que cumpram suas obrigações com o meio ambiente e em geral.

Como funciona esse tipo de advogado?

Advogados de compliance devem determinar quais são as obrigações da empresa para atingir o estágio de subordinação aos padrões legais e éticos. Por se tratar de uma legislação complexa e passível de diferentes interpretações, o profissional deve possuir o conhecimento técnico e a experiência de assessoria jurídica de forma a fornecer os subsídios necessários à implementação dos procedimentos internos e ao cumprimento das obrigações legais.

Outro foco deste trabalho é a boa capacidade de comunicação e relacionamento, pois o relacionamento com gerentes e diretores é fundamental para garantir o sucesso do serviço. E, claro, eles devem estar aptos a ouvir o caminho e as medidas sugeridas pelo advogado.

Experiência em due diligence

As grandes empresas geralmente têm muitas conexões com outras organizações. Eles podem ser fornecedores, clientes, parceiros, investidores, entre outros.

Afinal, se uma dessas empresas “parceiras” estiver envolvida em um caso de corrupção, por exemplo, isso afetará diretamente os negócios de outras empresas.

Garantir que as funções nesse ecossistema estejam de acordo com a lei faz parte do trabalho de um advogado de compliance. Essa prática é chamada de due diligence, sendo de extrema importancia para Aquisições, parcerias e fusões

Para um advogado de compliance, o uso da tecnologia pode ser um grande diferencial pela quantidade de documentos e processos a serem avaliados (documentos, dôssies, processos, fichas criminais, histórico empresarial, ações judiciais, antecedentes criminais, etc).

A AP Informação é uma plataforma que possui grande capacidade em otimizar inúmeras atividades do universo jurídico e trazer grandes resultados para empresas e escritórios.

A plataforma é capaz de automatizar lotes de consultas e processos de compliance, checagem de bens e imóveis, recuperação de bens, conflitos de interesse, localização de testemunhas, visão 360º da parte contrária, entre outros.

Para conhecer a plataforma, entre em contato com o time commercial da APInformação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AP INFORMAÇÃO: A PLATAFORMA MAIS COMPLETA

+20 módulos de informações

Acesso individualizado
para cada usuário

Consultas 100% customizáveis.

Consulta individual, API ou lote.

9 chaves de busca.
(CPF/CNPJ, nome, etc.)

+100 robôs de captura
de dados de sites públicos.

Mercados

Assessorias de cobrança

Escritórios de advocacia

Imobiliário

Indústria

Instituições Financeiras

Varejo

Siga nas redes

Titulares de dados que queiram exercer seus direitos legalmente conferidos pela LGPD, clique aqui.