Os 5 C’s do crédito. O que são? Como tirar vantagem dessa Estratégia para análise de crédito?

Os 5 C’s do crédito. O que são? Como tirar vantagem dessa Estratégia para análise de crédito?

Já imaginou investir em um produto, colocá-lo no Mercado e não obter lucro com a venda. Nenhuma empresa quer passar por essa situação, mas sabemos que existem riscos, principalmente quando se adota a estratégia de venda a prazo. Por isso é necessário utilizar uma estratégia de análise de crédito eficiente, para que não se corra muito risco de inadimplência. Neste momento, o método dos “5C’s” tem-se mostrado um poderoso aliado.

Essa estratégia de análise de crédito não se limita apenas às instituições financeiras. Empresas em diferentes áreas podem usar a técnica dos 5 C’s para avaliar se seus clientes também oferecem o chamado risco de crédito. Simplificando, os “5C’s” são uma estrutura de análise usada para determinar o perfil do pagador por trás do consumidor.

Para ajudar sua empresa a implementar essa técnica, vamos explicar o significado de cada “C” no artigo abaixo.

CARÁTER

O primeiro “C” se refere ao histórico de pagamentos da pessoa que realizou a compra ou solicitou o crédito. Aqui, verifique se a pessoa cumpre normalmente seus compromissos financeiros e se tem cumprido todos os prazos e dívidas. Por exemplo, ao consultar uma agência de proteção ao crédito, é possível visualizar todas as operações realizadas pelo solicitante, seja um indivíduo ou uma empresa.

CAPACIDADE

O segundo C se refere à capacidade de pagamento. Nessa etapa, é verificado o poder aquisitivo do indivíduo. Se você for um indivíduo, geralmente precisará fornecer comprovante de renda, escrituras imobiliárias, declaração de imposto de renda, etc. Para pessoas jurídicas, é levado em consideração o tempo de comercialização, o fluxo de caixa e as previsões e outras demonstrações financeiras de empresa.

CAPITAL

Qual é a situação financeira de seus clientes? Sua taxa de retorno? Qual é sua capacidade de investimento? Ele possui dívidas? Essas questões são necessárias para entender se o consumidor tem maior potencial para cumprir suas obrigações financeiras ou se pode apresentar algum risco de inadimplência.

CONDIÇÕES

Uma etapa muito importante é entender a situação em que a pessoa ou empresa que busca o crédito se encontra. Em qual contexto financeiro ela está inserida? Entender o Mercado em que ela atua é de suma importância para conhecer as perspectivas de crescimento ou declínio do solicitante do crédito.

COLATERAL

Entende-se como colateral as garantias que uma pessoa física ou jurídica pode oferecer na hora de solicitar crédito para alguma instituição financeira.

Caso o solicitante não tenha bens para dar como garantia, ainda é possível conseguir crédito, isso dependerá de como crédito será empregado, caso seja para adquirir maquinário, por exemplo, o próprio maquinário pode ser dado como garantia, facilitando assim o acesso ao crédito.

ESTRATÉGIA PARA ANÁLISE DE CRÉDITO

Utilizar a técnica dos 5 C’s como estratégia para análise de crédito é imprescindível para minimizar ao máximo os possíveis riscos na hora de conceder crédito, portanto, esteja sempre atualizado para realizar suas análises.

Na plataforma APInformação você pode conseguir todas as informações necessárias para realizar uma análise de crédito completa e confiável, além de score, perfil do pagador, entre outras informações.

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