O MARKETING E O TRATAMENTO DE DADOS

O MARKETING E O TRATAMENTO DE DADOS

Qualquer empresa sabe —ou deveria saber— que atualmente estar conectada é uma questão de sobrevivência. Já se foi o tempo em que bastavam algumas ligações e indicações para ter clientes fiéis por toda uma vida. Hoje é preciso correr atrás, estar por dentro das tendências, e, principalmente, utilizar ferramentas que atraiam clientes para o seu negócio, e aí que entra o marketing e o tratamento de dados.

Dentro desses movimentos em busca de novos clientes (e de sua fidelização), as ações de marketing encabeçam as que mais trazem o retorno esperado. No entanto, é preciso ter muito cuidado com a forma que essas ações são realizadas e em como os dados colhidos serão tratados. Para tanto, é de extrema importância saber o que são os —dados— e como eles devem ser tratados. 

AFINAL, QUALQUER INFORMAÇÃO DO CLIENTE É UM DADO?

Apesar de parecer uma pergunta óbvia, é preciso explicar que os ‘dados’ são informações de um objeto e /ou pessoa, necessitam de tratamento e são regulados pela LGPD (linkar o artigo sobre LGPD). No caso de uma empresa, as informações cedidas pelo possível ou já estabelecido cliente podem ser entre outros seu nome, sobrenome, documentos pessoais, endereço, e-mail e telefone.

O BANCO DE DADOS COMO ALIADO DA SUA EMPRESA

Se antigamente manter um arquivo com as informações dos clientes era um dos pilares de qualquer negócio, atualmente é o banco de dados que podem levar sua empresa a outro patamar. Um banco de dados atualizado e tratado, pode trazer oportunidades únicas para seu negócio. 

Dentre as informações mais importantes que podem ser encontradas estão: os dados de contato, a localização, os sites mais visitados por ele, ou seja, é possível avaliar os hábitos de consumo daquele cliente, traçando assim seu perfil de consumo.

Essas informações colhidas e armazenadas em um banco de dados serão uma aliada substancial nas campanhas de marketing que sua empresa poderá oferecer. Sabendo o perfil do consumidor que você quer atrair e as políticas de créditos que você vai implantar (linkar o artigo sobre crédito), é possível direcionar o marketing para essas características, resultando em números expressivos.

POSSO TRATAR OS DADOS DE MEUS CLIENTES MANUALMENTE?

Você pode até tentar fazer o tratamento de dados de forma manual, mas provavelmente não irá conseguir. Isso ocorre porque geralmente serão muitos dados colhidos de muitos clientes, e, portanto, se tornará impossível para você ou mesmo um grupo de profissionais separar e mapear todos esses dados. 

Mas então como é possível realizar esse tratamento de dados? Utilizando-se de ferramentas automatizadas, softwares, sites e empresas especializadas (linkar os produtos).

Será preciso cruzar informações de diferentes lugares para finalmente formar o perfil do consumidor, seus hábitos, sua probabilidade de pagar o crédito a ele ofertados, entre outras questões de suma importância. Apenas empresas que possuam sistemas próprios e potentes serão capazes de entregar esse tipo de resultado.

COMO ALINHAR O TRATAMENTO DE DADOS A LGPD

A coleta de dados precisa seguir algumas diretrizes, principalmente após a promulgação da Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD. Você precisará sempre do consentimento do titular dos dados para coletar e tratar seus dados, além disso, essa pessoa deverá ter pleno conhecimento do objetivo da utilização de seus dados.

Assim sendo, esqueça essa história de pedir o e-mail dos clientes em seu site como era feito antigamente. Isso não significa que você não poderá mais ter esse dado em seus arquivos, mas seu site deverá fornecer uma política de privacidade e um termo de consentimento de dados e aceite, ou seja, o cliente precisa ler, entender e aceitar que caso coloque algum dado ali, o mesmo será utilizado para determinado objetivo.

Para finalizar, você e sua empresa, como controladores desses dados, devem manter sistemas internos que garantam a proteção de qualquer informação de seus clientes. 

O tratamento de dados é uma ferramenta que você e sua empresa não podem deixar de utilizar. Não deixe de procurar a AP INFORMAÇÃO para saber mais sobre o assunto.

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