Como localizar devedores

Como localizar devedores

Para muitos nichos de mercado, hoje, a inadimplência dos clientes é alta, e tem sido cada vez mais difícil localizar devedores, ainda mais em tempos de pandemia, quando diversas pessoas perderam seus empregos ou se abarrotaram em dívidas, sem contar as demais crises financeiras que atingiram o país.

De qualquer forma, as empresas precisam cobrar as dívidas, para que elas próprias não sofram prejuízos. Essa tarefa nem sempre é fácil, afinal, pode ser preciso localizar o cliente inadimplente e, depois, se comunicar com ele, do jeito adequado, para cobrar a dívida ou conforme a situação negociá-la.

Mas como localizar devedores de maneira eficiente? Para saber a resposta a essa pergunta, continue lendo este artigo e confira as dicas dos tópicos a seguir:

  • Porque localizar devedores
  • Como localizar clientes inadimplentes

Porque localizar devedores

Antes de descobrir como localizar devedores, vale a pena lembrar a importância dessa ação. Existem  empresas que possuem uma longa lista de clientes que não pagaram suas dívidas, mas não tomam atitudes realmente eficientes para receberem o pagamento pelo que venderam.

Isso pode causar um elevado prejuízo para o negócio. Mesmo que sejam valores relativamente baixos, ao somar o que todos os devedores deixaram de pagar, é possível que a soma mostre-se considerável, sendo que o seu valor pode contribuir bastante com o caixa da empresa.

Além disso, quando se cria o costume de não cobrar as dívidas dos inadimplentes, corre-se o risco disso se tornar um costume até mesmo quando a dívida for bem alta. Mais uma vez, o seu negócio pode ter prejuízos, pois mais cedo ou mais tarde o dinheiro que falta fará diferença.

Como localizar clientes inadimplentes

  • Pesquisa na internet 

Uma das formas de como localizar devedores é pesquisando por eles nas redes sociais e mesmo no Google. Atualmente, é bastante comum as pessoas fornecerem seus dados pessoais nas mídias sociais, assim, com essa busca você pode encontrar informações atualizadas de contato.

  • Levantamento no Detran

Outra maneira de encontrar pessoas que estejam devendo é através de um levantamento feito junto ao Detran do seu estado. Claro, nesse caso, elas devem ter um veículo em seu nome e você precisa saber qual a sua placa e número do RENAVAN.

Com essas informações, basta acessar o site do Detran e realizar a consulta. Desse modo, tem-se acesso a dados atuais, inclusive, o endereço do devedor. 

  • Busca em cartórios

Nos cartórios também é possível localizar devedores, o que pode ser feito por meio de solicitação de certidão de protesto. Com isso, consegue-se saber se o consumidor possui dívidas em seu nome, sendo que essa é uma forma de evitar negociar com maus pagadores.

Mas essas emissões de documento são cobradas, além de ser preciso ter o CPF da pessoa. Outra forma é solicitar uma matrícula de imóvel atualizada, assim, tem-se o endereço do devedor. Esse documento também é cobrado, além de ser necessário o número da matrícula do imóvel.

  • Auxílio de empresas especializadas 

Um jeito mais eficiente de localizar devedores é com a ajuda de empresas especializadas, assim, a sua equipe não precisa gastar tempo buscando informações dos clientes que não pagaram sua dívida. Afinal, essa tarefa costuma demandar muito tempo e eles terão que deixar de fazer o seu trabalho.

E mais, como a empresa é especializada em busca de inadimplentes, tem acesso a diferentes canais e algumas podem até mesmo ajudar o seu negócio a não vender para os maus pagadores. Para tanto, contam com sistemas que de maneira ágil encontram as informações necessárias.

A APInformação oferece o serviço de tratamento e enriquecimento de dados, a fim de garantir que a sua empresa tenha acesso aos principais dados dos seus clientes. Dispõe ainda do serviço de cobrança, assim, você não precisa se preocupar com os inadimplentes e consegue focar no que realmente importa.

Saiba como funciona os serviços da AP Informação clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AP INFORMAÇÃO: A PLATAFORMA MAIS COMPLETA

+20 módulos de informações

Acesso individualizado
para cada usuário

Consultas 100% customizáveis.

Consulta individual, API ou lote.

9 chaves de busca.
(CPF/CNPJ, nome, etc.)

+100 robôs de captura
de dados de sites públicos.

Mercados

Assessorias de cobrança

Escritórios de advocacia

Imobiliário

Indústria

Instituições Financeiras

Varejo

Siga nas redes

Titulares de dados que queiram exercer seus direitos legalmente conferidos pela LGPD, clique aqui.