Análise de crédito: Dicas que podem salvar sua empresa.

Análise de crédito: Dicas que podem salvar sua empresa.

Seria perfeito se você pudesse apenas olhar para uma pessoa e saber os riscos que sua empresa corre ao fornecer crédito para ela, não é mesmo? Mas assim como na nossa vida pessoal, no mundo dos negócios a frase “quem vê cara não vê coração” faz todo sentido, afinal, não basta apenas um sorriso bonito ou uma conversa simpática para sabermos se aquela pessoa vai deixar de pagar, por isso, fizemos esse artigo com dicas de análise de crédito que pode ajudar muito sua empresa.

Verificar o potencial dos clientes é extremamente importante para a concessão de crédito. E como fazer isso? Uma análise de crédito eficiente vai transformar a sua empresa, podendo diminuir drasticamente os prejuízos causados por clientes inadimplentes.

Um cliente que passe pela análise de crédito tem 100% de chance de não se tornar inadimplente? É claro que não. Diversos são os fatores que contribuem para isso, mas uma empresa que se previne tem muito mais chances de evitar que isso aconteça. A seguir vamos mostrar algumas dicas de como efetuar uma análise de crédito eficiente e evitar que sua empresa perca dinheiro.

COMO EFETUAR UMA ANÁLISE DE CRÉDITO EFICIENTE?

Nem sempre conceder crédito é a melhor opção para uma empresa, isto porque, muitas vezes o seu negócio pode estar oferecendo essa vantagem a quem não tem a responsabilidade de cumprir com seus compromissos. Mas é preciso ponderar: quando um cliente deixa de pagar é simplesmente porque ele não quer? A resposta é: claro que não. Muitos fatores podem contribuir para isso, tais como: perda de emprego, descontrole financeiro, doença na família etc. Entretanto, esses são riscos que toda empresa corre pela atividade desenvolvida. No entanto, a prevenção pode minimizar drasticamente isso, pois conceder crédito para quem potencialmente tem condições de pagar, fará uma revolução no seu negócio. Para isso, vamos dar algumas dicas para sua análise de crédito, sendo elas:

  • Score de crédito;
  • Atualização cadastral dos clientes;
  • Política de crédito da empresa;
  • Serviço especializado em crédito
  1. SCORE DE CRÉDITO

O Score de crédito é uma forma de análise concreta de crédito, pois informa a empresa um número que representa a probabilidade de o cliente pagar suas contas. É preciso sempre procurar uma agência de crédito confiável para realizar essa análise e mesmo não se focar apenas nela, uma vez que é importante levar em conta outros aspectos como o histórico do cliente, a situação do mercado no momento e as outras dicas que vem a seguir.

  • ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DOS CLIENTES

Uma das coisas mais importantes para sua empresa e que por vezes passa desapercebida é a atualização cadastral dos clientes. Dados desatualizados não são uteis e podem atrapalhar em muito os seus negócios. Atentando-se as diretrizes da LGPD, você deve criar mecanismos de atualização desses dados, mantendo sempre endereço, telefone, e-mails e outros dados importantes atualizados. Mantenha um sistema que integre todas as informações que julgue necessárias (aqui seria interessante linkar algum produto da empresa)

  • POLÍTICA DE CRÉDITO DA EMPRESA

De nada adianta todos esses mecanismos de prevenção se a sua empresa não possui uma política de crédito. Mas como criar uma política desse tipo? Primeiro é preciso se atentar ao perfil da empresa e as suas necessidades. O segundo passo é entender que cada cliente é único e, portanto, será necessário personalizar esses dados coletados. Por fim, é preciso sempre considerar as metas da empresa, o perfil dos consumidores e o mercado, para tentar se prevenir ao máximo com uma política de crédito eficiente.

  • SERVIÇO ESPECIALIZADO EM CRÉDITO

Muitas vezes, por mais que as empresas possuam todas essas ferramentas que trouxemos aqui como dica, a análise de crédito precisa também de um serviço especializado, que seja capaz de trazer soluções em todas as etapas do ciclo de crédito, podendo, portanto, atender cada uma das etapas.

A AP INFORMAÇÃO é capaz de verificar o perfil socioeconômico dos seus clientes, Score, restrições financeiras, histórico de crédito e judicial, coletando e transformando essas informações em dados concisos e capazes de prevenir ao máximo os riscos para sua empresa.

Essas foram algumas dicas sobre a análise de crédito e de como ela pode transformar a vida financeira da sua empresa. Atente-se a prevenção e para isso conte com a APinformação.

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