Localização de devedores

Localização de devedores

APRENDA A LOCALIZAR DEVEDORES

Já falamos por aqui sobre a análise de crédito (linkar o artigo sobre), mas e quando mesmo após todos os cuidados o seu cliente deixa de pagar? A cobrança é um dos muitos desafios que o seu negócio vai enfrentar ao longo da jornada. Mas como líder com essa situação? Existem algumas soluções para isso e entre elas podem citar:

  • Pesquisa em buscadores como o google
  • Busca em redes sociais
  • Bacenjud e Renajud
  • Cartórios
  • Sistemas especializados em encontrar devedores
  1. PESQUISA EM BUSCADORES COM O GOOGLE

Atualmente é impossível ter alguma dúvida e não pensar em recorrer ao google, o mais popular dos buscadores. Quando se trata de encontrar devedores a história não é diferente. Quando surge um problema de inadimplência dentro da empresa, muitas vezes um dos primeiros passos que tomamos é o de procurar o nome do devedor no google. Por vezes conseguimos informações que podem ser úteis como número e categoria de processos judiciais que o indivíduo possui, empresas e atividades que exerce e até mesmo um endereço atualizado. Essa é uma das alternativas para localização de devedores, porém nem sempre a mais eficiente.

  • BUSCA EM REDES SOCIAIS

Cada vez mais as redes sociais estão sendo utilizadas por escritórios de cobrança e até mesmo pelas próprias empresas credoras. A grande questão aqui presente é:  há ilegalidade nesse tipo de pesquisa? A resposta é: não! As redes sociais são mídias abertas (quando o usuário permite) e por consequência, todas as informações nela contidas podem ser utilizadas, sejam telefones, endereços, ou qualquer coisa que possa ser útil para quem precisa receber.

As redes sociais, portanto, podem ser apontadas como ferramentas potentes na localização de devedores, e jamais devem ser descartadas. É preciso sempre lembrar que assim como em qualquer pesquisa, a empresa deve ser comedida e se valer apenas das informações necessárias.

  • BACENJUD E RENAJUD

Ambas ferramentas de localização são utilizadas judicialmente, ou seja, quando já há um processo tramitando, o poder judiciário recorre a esses mecanismos com o intermédio do Banco Central para que haja a localização de contas bancárias (BACENJUD) ou veículos (RENAJUD) em nome do devedor.

Tanto o BACENJUD quanto o RENAJUD devem ser utilizados em situações judiciais, pois são os mais populares meios de pesquisa, mas recentemente o Conselho Nacional de Justiça colocou a disposição do poder judiciário mais 5 mecanismos de pesquisa internos: CCS BACEN; INFOJUD, SREI; INFOSEG e; SERASAJUD.

  • CARTÓRIOS

Uma forma também muito utilizada na localização de devedores é a busca em cartórios, sejam eles de que tipo forem. Apesar de popular, talvez seja uma maneira um pouco arcaica, pois muitas informações contidas nesses sistemas cartorários se encontram desatualizadas e podem acabar prejudicando mais do que ajudando o credor. Mas vale a menção por aqui, caso você ache ainda uma boa forma de tentar localizar aquela pessoa que está inadimplente com a sua empresa.

  • SISTEMAS ESPECIALIZADOS EM ENCONTRAR DEVEDORES

Todas as dicas apresentadas até o momento podem ser extremamente importantes e úteis para que você localize devedores, mas talvez nada se compare a um sistema que possa rastrear efetivamente essas pessoas. Diversos já são os serviços que oferecem esse tipo de pesquisa, possuindo bancos de dados completos, minimizando dessa forma o tempo gasto em pesquisas que seriam realizadas em diversos lugares.

É importante lembrar que muitas vezes os clientes fornecem dados para outras empresas por X motivos e é nessa hora que esses sistemas informatizados de rastreamento funcionam.

A APinformação possui um dos mais completos Big Data para fins de localização de devedores, capaz de garantir otimização na sua busca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AP INFORMAÇÃO: A PLATAFORMA MAIS COMPLETA

+20 módulos de informações

Acesso individualizado
para cada usuário

Consultas 100% customizáveis.

Consulta individual, API ou lote.

9 chaves de busca.
(CPF/CNPJ, nome, etc.)

+100 robôs de captura
de dados de sites públicos.

Mercados

Assessorias de cobrança

Escritórios de advocacia

Imobiliário

Indústria

Instituições Financeiras

Varejo

Siga nas redes

Titulares de dados que queiram exercer seus direitos legalmente conferidos pela LGPD, clique aqui.